Mulheres de Palavra
A Bancada Feminina em 2023
07/10/2022 - 18h00
-
A Bancada Feminina em 2023
Os eleitores escolheram 91 mulheres para trabalhar nos próximos quatro anos aqui na Câmara. Será a maior bancada de deputadas federais da história. Mesmo assim, em 2023, elas serão apenas 17,7% dos 513 deputados. O aumento é bem menor do que o alcançado na eleição passada, quando a escolha de 77 deputadas representou um crescimento de 55% da bancada feminina em 2018.
Representantes de mulheres cristãs, indígenas, do movimento negro e cientistas políticas apontam as dificuldades para fazer a lei de incentivo às candidaturas de mulheres serem cumpridas. E antecipam as pautas que esperam ser algumas das prioridades da bancada feminina na nova Legislatura.
Entrevistas nesta Edição: Jacira Melo, diretora executiva do Instituto Patrícia Galvão; Ingrid Sateré Mawé, da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade; Damiana Neto, Coordenadora da Ação de Mulheres pela Equidade; pastora Romi Bencke, do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil; Viviane Gonçalves, cientista política e professora da UFMG.
Trabalhos Técnicos: Carlos Augusto de Paiva
Produção: Cristiane Baker
Reportagem e Edição: Vera Morgado