Educação, cultura e esportes

Comissão aprova projeto que atualiza a regulamentação do Fundeb permanente

Texto determina que o banco em que os recursos do Fundeb forem movimentados disponibilize extratos na internet

22/08/2023 - 11:57  

Pablo Valadares / Câmara dos Deputados
Deputado Prof Reginaldo Veras fala ao microfone
O relator, deputado Prof. Reginaldo Veras, recomendou a aprovação da proposta

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou projeto que atualiza dispositivos da Lei 14.113/20, que regulamentou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) permanente.

Foi aprovado o substitutivo elaborado pelo relator, deputado Prof. Reginaldo Veras (PV-DF), para o Projeto de Lei 3339/21, do ex-deputado Gastão Vieira (MA). Segundo o relator, houve necessidade de alterações porque dispositivos da regulamentação do Fundeb permanente já foram atualizados pela Lei 14.113/20.

Agora, entre outros pontos, o substitutivo aprovado determina que a instituição financeira na qual os recursos do Fundeb forem movimentados disponibilizará permanentemente, por meio de página na internet aberta e acessível ao público, os extratos bancários referentes à conta, incluídas as informações atualizadas.

O texto prevê ainda que, no exercício financeiro de 2023, alguns indicadores de atendimento e melhoria da aprendizagem com redução das desigualdades serão definidos em regulamento, devido aos impactos da pandemia da Covid-19. Essa medida já havia sido determinada pelo Ministério da Educação em portaria.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta