Proposta inclui trabalho voluntário entre critérios de desempate em concursos

Da Agência Câmara - 04/08/2023 - 12:53
Audiência Pública – Combate ao Trabalho Infantil no Brasil. Dep. Túlio Gadêlha (REDE - PE)
Túlio Gadêlha: voluntariado é importante para reduzir desigualdades sociais - Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O Projeto de Lei 3044/21 estabelece que atividades voluntárias certificadas por entidade pública ou privada servirão com critério de desempate em concursos públicos e em processos seletivos das instituições públicas de ensino superior.

O texto, em análise na Câmara dos Deputados, altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Lei do Voluntariado. Atualmente, concursos públicos já empregam a idade como critério de desempate; para ingresso em universidades, a renda familiar é um dos itens levados em conta.

“Critérios de desempate são instrumentos importantes para a classificação em um certame”, disse o autor da proposta, deputado Túlio Gadêlha (Rede-PE). Para ele, as mudanças na legislação são necessárias dada a importância do serviço voluntário para construção de uma sociedade mais justa.

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Educação; de Trabalho; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos em lei

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura “Agência Câmara”.

Veja também