Agropecuária

CPI do MST discute nesta quarta-feira situação agrária brasileira

14/06/2023 - 10:46  

Tarci´sio Nascimento/MST-RJ
Agropecuária - reforma agrária - 300 famílias ocupam uma das fazendas que pertence ao Complexo de Fazendas Cambahyba, após esta ser decretada oficialmente desapropriada para fins de Reforma Agrária
CPI investiga invasões do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) reúne-se nesta quarta-feira (14), às 14 horas, para discutir a situação agrária brasileira.

O colegiado receberá o professor titular da Universidade de Brasília (UnB) e pesquisador voluntário José Geraldo de Souza Júnior.

A audiência pública pública, que ocorrerá no plenário 2, atende a requerimento dos deputados Nilto Tatto (PT-SP); Padre João (PT-MG); Paulão (PT-AL); Valmir Assunção (PT-BA); Camila Jara (PT-MS); Gleisi Hoffmann (PT-PR); João Daniel (PT-SE); e Marcon (PT-RS).

Eles destacam que, para o bom andamento dos trabalhos da CPI, é fundamental traçar um diagnóstico preliminar a respeito da situação agrária brasileira. "Sem compreender a realidade do setor no País não se faz possível apurar ou buscar compreender a atuação de movimento que atua na reivindicação de política pública de reforma agrária", dizem os parlamentares.

MST
A CPI, instalada no mês passado, investiga as invasões do MST. O colegiado é presidido pelo deputado Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS) e tem como relator o deputado Ricardo Salles (PL-SP), ex-ministro do Meio Ambiente no governo Bolsonaro.

Da Redação - MO

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.