Educação, cultura e esportes

Comissão aprova programa que visa mostrar a alunos a aplicação do conhecimento nas diferentes profissões

Programa visa levar profissionais de diversas áreasàs escolas públicas de ensino básico para falar com estudantes

11/05/2023 - 14:26  

Billy Boss/Câmara dos Deputados
Reunião de Instalação e Eleição do Presidente e Vice-Presidente. Dep. Adriana Ventura(NOVO - SP)
Adriana Ventura recomendou a aprovação da proposta

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2746/22, que cria um programa que visa levar profissionais de áreas diversas às escolas públicas de ensino básico para demonstrar aos estudantes as aplicações dos conhecimentos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A relatora, deputada Adriana Ventura (Novo-SP), recomendou a aprovação. Ela apresentou uma emenda para ajustes na redação. “Essa proposta possui a nobre finalidade de aproximar os estudantes daquelas profissões que possuem relação com os conteúdos previstos na base curricular”, destacou a deputada.

O texto aprovado determina que, anualmente e com apoio dos entes federativos, as escolas de ensino básico das redes federal, estadual e municipal poderão selecionar profissionais já inseridos no mercado de trabalho para apresentar aos estudantes a aplicação prática dos conteúdos previstos na BNCC.

Além disso, poderão ser realizadas palestras focadas em conteúdos da área de atuação profissional, de acordo com a formação e experiência; mostras sobre as diferentes profissões; aulas conjuntas envolvendo professores e profissionais convidados; e cursos focados na aplicação de conteúdos da BNCC.

“Muitos trabalhadores utilizam diversos conhecimentos presentes nos conteúdos previstos na BNCC, e é fundamental os estudantes compreenderem desde cedo como esses conhecimentos são aplicados e como as profissões funcionam na prática”, disse o autor da proposta, deputado Kim Kataguiri (União-SP).

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2746/2022

Íntegra da proposta