Educação, cultura e esportes

Aniversário de 63 anos de Brasília é comemorado em sessão da Câmara

A capital do País e sede dos três Poderes foi inaugurada em 21 de abril de 1960

19/04/2023 - 14:49  

Pablo Valadares / Câmara dos Deputados
Homenagem ao Aniversário de Brasília. Dep. Bia Kicis (PL - DF)
Bia Kicis pediu a realização da sessão junto com outros deputados

A Câmara dos Deputados realizou nesta quarta-feira (19) sessão solene em comemoração dos 63 anos de Brasília. A capital do País e sede dos três Poderes foi inaugurada em 21 de abril de 1960 é há 36 anos é considerada patrimônio cultural e histórico da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Na solenidade realizada no Plenário da Câmara dos Deputados, a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, destacou o multiculturalismo e a diversidade da capital do Brasil. "Essa cidade é uma cidade que acolhe, que agrega. É a cidade do nordestino, mas é a cidade do gaúcho, é a cidade do mineiro, é a cidade do goiano, do sulista, é a cidade de todos", disse.

Uma das autoras do pedido da sessão solene na Câmara, a deputada Bia Kicis (PL-DF), também reforçou o papel da capital como polo de união de todos os brasileiros. "Aqui a gente não se estranha, aqui nós convivemos juntos e embolados. Aqui não há divisão entre nós, não há separação", afirmou.

 

 

Para o deputado Fred Linhares (Republicanos-DF), o aniversário da cidade é um momento de celebração de conquistas e de reflexão sobre os desafios futuros. "Celebramos a todos que fizeram e fazem história, celebramos Brasília, o povo que tem esperança de um Brasil melhor. Estamos aqui celebrando essa cidade incrível que temos o privilégio de chamar de lar".

Em texto lido pela deputada Bia Kicis, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), lembrou das ideias que originaram a transferência da capital brasileira para a região centro-oeste do País. E ressaltou a importância dos trabalhadores que construíram a cidade, em sua maioria nordestinos, os chamados candangos.

Reportagem – Maria Suzana Pereira
Edição – Rachel Librelon

  • Áudio da matéria

    Ouça esta matéria na Rádio Câmara

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.