Cidades e transportes

Bancada do DF comemora aniversário de Brasília e lista problemas a serem solucionados

Desemprego, violência, desigualdades sociais e redução de verbas do fundo constitucional foram alguns dos problemas apontados pelos parlamentares de Brasília

16/04/2019 - 14:55  

Michel Jesus/ Câmara dos Deputados
Homenagem ao 59º Aniversário de Brasília. Dep. Flávia Arruda (PR-DF)
Flávia Arruda, uma das requerentes da homenagem: "Temos que nos juntar na tarefa de preservar Brasília”

A Câmara dos Deputados realizou ontem uma sessão solene em comemoração ao aniversário de 59 anos de Brasília, a ser comemorado no próximo dia 21. Em discurso lido pela deputada Flávia Arruda (PR-DF), uma das parlamentares que pediu a realização da solenidade, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, lembrou que a construção de Brasília foi prevista em 1922 quando foi lançada sua pedra fundamental. “Refletir sobre essas ligações entre a história do nosso País e sua capital é fundamental para compreender a importância do aniversário de Brasília”, disse Rodrigo Maia.

A cidade, inaugurada em 21 de abril de 1960, é Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.

Maia lembrou que a capital federal reúne habitantes, costumes e tradições vindas de todas as regiões do País, o que enriquece a cidade, mas sofre com a violência e mazelas comuns às grandes metrópoles. “Não poderia ser diferente, uma cidade construída para ser espelho do nosso País revelaria necessariamente tanto as nossas grandezas quanto as nossas falhas”, afirmou.

A deputada Flávia Arruda recordou a trajetória daqueles que vieram para o planalto central construir a futura nova capital e em busca do sonho por uma vida melhor. Flávia, que é neta de Paulo Péres, um dos pioneiros de Brasília, destacou a necessidade da preservação da cidade. “Para sermos dignos dessa história tão bonita, temos que nos juntar na tarefa de preservar Brasília”.

Futuro
O deputado distrital Rodrigo Delmasso (Podemos) lembrou que hoje 341 mil pessoas estão desempregadas no Distrito Federal. “Nos últimos quatro anos, nós tivemos mais de 25 mil empresas fechadas”, lamentou. No mesmo sentido, o deputado Professor Israel Batista (PV-DF) lembrou que a população de Brasília cresce 60 mil habitantes por ano e tem um dos piores índices de desigualdade do Brasil. “Nós temos que resolver isso, temos que permanecer unidos, mesmo com as divergências de opinião e ideológicas”, destacou.

Michel Jesus/ Câmara dos Deputados
Homenagem ao 59º Aniversário de Brasília. Dep. Paula Belmonte (CIDADANIA-DF)
Paula Belmonte, uma das requerentes da solene: "Nós devemos estar juntos para combater as desigualdades"

A deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF), que também pediu a realização da solenidade, disse que, para além da celebração, é preciso reconhecer as dificuldades pelas quais os brasilienses estão passando. “Nós devemos estar juntos para combater as desigualdades. Muito perto daqui, do Congresso Nacional, há famílias enfrentando a pobreza, crianças sofrendo violência e jovens sem oportunidades”, enfatizou.

Paula Belmonte ainda sugeriu a criação de uma comissão suprapartidária, composta por diversos parlamentares, para trabalharem por uma cidade mais digna para todos.

A deputada Erika Kokay (PT-DF) também está preocupada com o futuro da cidade. Segundo ela, é preciso impedir a redução das verbas provenientes do fundo constitucional e que são destinadas ao Distrito Federal. Presente na solenidade, o vice-governador, Paco Britto, disse que está trabalhando para que a cidade seja mais do que a “cidade da esperança”, que seja o reflexo de um País próspero.

Reportagem - Karina Berardo
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.