Ciência, tecnologia e Comunicações

Câmara divulga lista de agraciadas com o prêmio Mulheres na Ciência 2023

Premiação será entregue em 5 de julho, às 16 horas, no Salão Nobre

10/04/2023 - 12:18  

Andréa Rêgo Barros/Prefeitura de Recife
Saúde - coronavírus - testagem laboratórios cientistas ciência pesquisas vacinas diagnósticos Covid-19 pandemia
Prêmio reconhece mulheres que se destacam nas ciências exatas, naturais e humanas

A Câmara dos Deputados escolheu na quarta-feira (5) as três cientistas que serão agraciadas na edição 2023 do prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger. A premiação é concedida anualmente a três estudiosas que se destacam por suas contribuições para a pesquisa científica nas áreas de ciências exatas, ciências naturais e ciências humanas.

As escolhidas deste ano são:

Deborah Carvalho Malta - formada em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa - Instituto de Higiene e Medicina Tropical em avaliação em saúde. É professora do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

Eliete Bouskela - graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem mestrado em Biofísica e doutorado em Fisiologia pela mesma instituição. É professora titular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Luciane Bisognin Ceretta - formada em Enfermagem e Administração de Empresas, a pesquisadora é mestre em Saúde Pública e doutora em Ciências da Saúde pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, de onde é reitora atualmente.

Elas receberão o prêmio em uma cerimônia em 5 de julho, às 16 horas, no Salão Nobre.

Conselho deliberativo
As agraciadas foram escolhidas pelo conselho deliberativo formado pela 2ª secretária da Câmara, deputada Maria do Rosário (PT-RS); pela presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, deputada Lêda Borges (PSDB-GO); pela presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, deputada Luisa Canziani (PSD-PR); e por um representante de cada partido político com assento na Casa, indicado pelo respectivo líder.

Criado pela Resolução 24/21, o  prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger é um reconhecimento da Câmara à excelência da participação feminina na solução dos grandes desafios da humanidade e um estímulo à capacitação de mais mulheres cientistas.

Amélia Império Hamburger
Amélia Império Hamburger (1932-2011) foi uma física, professora, pesquisadora e divulgadora científica brasileira. Graduada pela então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, concluiu em 1960 o mestrado na Universidade de Pittsburgh (EUA) e foi coautora de artigo científico publicado no primeiro número da revista Physical Review Letters, de 1958. Além de outras conquistas, participou da criação da Sociedade Brasileira de Física.

Da Redação - MO
Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara dos Deputados

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.