Ciência, tecnologia e Comunicações

Projeto abre crédito suplementar de R$ 4 bilhões para Ciência e Tecnologia

Proposta faz ajuste na lei orçamentária deste ano, que já previa o valor do crédito alocado em reserva de contingência

04/04/2023 - 12:56  

Breno Esaki/Agência Saúde DF
Pesquisador trabalha num laboratório
Parte do dinheiro deverá financiar pesquisas

O Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 1/23, do Poder Executivo, abre crédito suplementar no Orçamento de 2023 de R$ 4,182 bilhões para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e para operações oficiais de crédito. O crédito vai financiar ações do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

O governo afirma que os recursos serão usados, por exemplo, em investimento em empresas inovadoras, implantação do reator multipropósito, manutenção de contrato de gestão com organizações sociais e fomento a pesquisas.

Na prática, o governo está fazendo um ajuste na lei orçamentária deste ano (Lei 14.535/23), que já previa o valor do crédito alocado em reserva de contingência (dotação genérica do Orçamento onde o governo guarda recursos para gastos não previstos).

Ocorre que a Medida Provisória 1136/22, que permitia essa alocação, perdeu a validade em fevereiro. Com isso, passou a valer a Lei 11.540/07, que veda a alocação de valores do FNDCT em reserva de contingência.

Tramitação
O projeto será analisado pela Comissão Mista de Orçamento antes de seguir para votação no Plenário do Congresso Nacional.

Reportagem - Silvia Mugnatto
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PLN 1/2023

Íntegra da proposta