Acordo com Nigéria prevê combate ao narcotráfico
09/02/2007 - 09:51
A Câmara analisa o Projeto de Decreto Legislativo 2380/06, da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, que ratifica acordo de cooperação entre Brasil e Nigéria para o combate à produção ilícita, ao consumo e ao tráfico de drogas e substâncias psicotrópicas, além da lavagem de dinheiro.
Entre as medidas previstas pelo tratado para combater o comércio ilegal de drogas, estão o amplo intercâmbio de informações sobre o cultivo e produção, distribuição e venda, traficantes e produtores, rotas e métodos de atuação; o desenvolvimento de programas de combate à produção e venda de drogas; e a implantação de programas de recuperação de dependentes químicos.
Máfia nigeriana
O acordo tem como alvo a chamada máfia nigeriana, que abastece os traficantes do Rio de Janeiro, de São Paulo e da Bahia com cocaína, pasta de coca e maconha. A máfia é considerada a principal organização criminosa no envio de cocaína do Brasil para a Europa e países africanos. Segundo a Polícia Federal brasileira, os nigerianos são os principais compradores dos cartéis colombianos e bolivianos. Em 2006, a PF prendeu 21 estrangeiros que pretendiam sair do País com quase 200 quilos de cocaína. A Holanda é o principal destino dessas drogas. Naquele país há um braço da máfia nigeriana que distribui essas substâncias para os demais países europeus.
Tramitação
O projeto, que tramita em regime de urgência, será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para votação em Plenário.
Notícias anteriores:
Comissão ratifica acordo de cooperação aérea com a Nigéria
Comissão aprova cooperação com Moçambique contra drogas
Comissão aprova acordo com a Nigéria contra narcotráfico
Reportagem - Antonio Barros
Edição - Sandra Crespo
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br