Educação, cultura e esportes

Luiz Lima é o novo presidente da Comissão do Esporte

Deputado quer se dedicar ao debate do sistema e do plano nacional de desporto

15/03/2023 - 15:17  

Najara Araujo/Câmara dos Deputados
Reunião de Instalação e Eleição do Presidente e Vice-presidente. Dep. Luiz Lima (PL - RJ)
Luiz Lima anunciou que a comissão vai acompanhar a execução da lei de incentivo ao esporte

O deputado Luiz Lima (PL-RJ) foi eleito nesta quarta-feira (15) presidente da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados. Ele substitui o ex-deputado Delegado Pablo (AM).

“Quero adiantar aqui que vai ser um ano de muitas audiências públicas. A gente tem aqui como pauta geral programada o sistema e o Plano Nacional de Desporto e programas do ministério que já tiveram alteração. Queremos também fazer jus à nossa responsabilidade como deputado federal e fiscalizar a política da ministra Ana Moser, convidando-a para estar presente na comissão junto com toda sua equipe”, adiantou o deputado.

Lima pretende que a comissão acompanhe a execução da Lei de Incentivo ao Esporte e o projeto de lei em tramitação no Senado que prevê a obrigatoriedade da Educação Física na educação básica.

 

 

“Vamos ter ainda oportunidade neste ano de mudar o orçamento do esporte para fazer com que estados também venham a receber recursos e direcioná-los aos municípios, já que muitos deles não têm recursos para desenvolver a secretaria de esporte local”, acrescentou Lima.

Perfil
Nadador profissional e professor, Luiz Lima está no segundo mandato como deputado federal. Entre 2016 e 2017, atuou como Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério dos Esportes. Tem 45 anos e é formado em Educação Física.

O que faz a comissão
Entre outros temas, cabe à Comissão do Esporte debater e votar propostas relacionadas a sistema desportivo nacional e sua organização; política e plano nacional de educação física e desportiva; normas gerais sobre desporto; e justiça desportiva.

Reportagem - Murilo Souza
Edição - Geórgia Moraes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.