Educação, cultura e esportes

Marcelo Queiroz é eleito presidente da Comissão de Cultura

Deputado afirma que grande desafio será respeitar diferenças ideológicas e culturais do colegiado

15/03/2023 - 15:05  

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Reunião de Instalação e Eleição do Presidente e Vice-Presidente. Dep. Marcelo Queiroz (PP - RJ)
O deputado Marcelo Queiroz destacou trajetória no movimento estudantil e nos movimentos culturais

O deputado Marcelo Queiroz (PP-RJ) foi eleito nesta quarta-feira (15) presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. Ele substitui a ex-deputada Professora Rosa Neide (MT).

“É um orgulho muito grande chegar à Câmara e já estar aqui agora presidindo uma comissão que faz parte da minha vida. Eu vim do movimento estudantil, fui presidente do diretório da PUC de estudantes, participei de todos os movimentos culturais no Rio de Janeiro e sei que uma comissão como essa não se restringe ao nosso estado e que a tarefa aqui não é simples, uma vez que, quando você vive em um país federativo, existem muitas diferenças ideológicas e culturais. O grande desafio aqui é exatamente respeitar essas diferenças”, disse Queiroz já como presidente do colegiado.

 

 

Perfil
Eleito para o primeiro mandato como deputado federal, Queiroz já atuou como deputado estadual e vereador, respectivamente, no estado e na cidade do Rio de Janeiro. Com formação em Direito e mestrado em Economia, foi ainda secretário municipal de Meio Ambiente e secretário estadual de Agricultura. Natural do Rio de Janeiro, tem 38 anos.

O que faz a comissão
A Comissão de Cultura da Câmara analisa proposições relacionadas ao patrimônio histórico, geográfico, arqueológico, cultural, artístico e científico; sobre o direito de imprensa e de expressão da atividade intelectual, artística, científica; e sobre espetáculos públicos, datas comemorativas e homenagens cívicas; entre outros assuntos.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.