Segurança

Projeto anula decreto do governo que suspendeu novos registros de CACs

Deputado diz que decreto invade competência do Legislativo

15/02/2023 - 11:40   •   Atualizado em 16/03/2023 - 07:51

Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados
Deputado Sanderson fala ao microfone
O autor da proposta, deputado Sanderson

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 3/23, do deputado Sanderson (PL-RS), anula o decreto do presidente Lula que suspendeu a concessão de novos registros para clubes, escolas de tiro e colecionadores, de atiradores e de caçadores (CACs). A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

Publicado em 1º de janeiro, o Decreto 11.366/23 também restringiu a aquisição de armas e de munições de uso permitido e obrigou o recadastramento de armas adquiridas após maio de 2019.

Para Sanderson, as medidas adotadas pelo governo Lula limitam o livre exercício esportivo dos CACs e o exercício profissional dos proprietários de clubes de tiros. Além disso, violam as competências do Congresso Nacional para legislar sobre o assunto.

“Não podemos admitir que os CACs sejam perseguidos em hipótese alguma, tampouco que a competência deste Parlamento para legislar sobre o assunto seja violada a pretexto de uma política desarmamentista do Poder Executivo que se iniciou no corrente ano”, disse Sanderson.

Tramitação
O texto será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.