Agropecuária

Cancelado debate sobre propostas que incentivam a pecuária leiteira

08/12/2022 - 16:50  

Depositphotos
Agropecuária - geral - vaca leiteira - produtor de leite - leite - vaca
Uma das propostas cria uma política nacional para o setor

Foi cancelada a audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados que discutiria na segunda-feira (12) projetos que incentivam a pecuária leiteira no País.

O requerimento havia sido feito pelo deputado Zé Silva (Solidariedade-MG), relator das propostas na comissão. "Os projetos tratam de assunto de muita relevância social e econômica para todos os estados e municípios do Brasil em que a atividade é desenvolvida. Dados do Censo Agropecuário de 2017, o último realizado, registra que, à época, a produção de leite estava presente em mais de 99% dos municípios brasileiros, abrangendo 955.160 estabelecimentos rurais da agricultura familiar e 221.135 estabelecimentos da agricultura não familiar", informa.

De acordo com o deputado, esses estabelecimentos rurais empregam cerca de 4 milhões de pessoas e produzem cerca de 34 bilhões de litros de leite a cada ano, o que torna o país o terceiro produtor mundial de leite.

"Segundo estimativas da Secretaria de Política Agrícola, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, até 2030 permanecerão na atividade apenas produtores mais eficientes, que promovam a melhoria da gestão e intensificarem o uso de tecnologia em seus sistemas produtivos. Por essa razão, acreditamos que a realização de um debate seja fundamental à construção de uma política nacional que melhor atenda as reais expectativas do setor", conclui.

Ainda não foi definida nova data para a realização do evento

Da Redação - MB

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.