Saúde

Projeto assegura a psiquiatras e psicólogos exclusividade no tratamento da saúde mental

Tratamentos relacionados à saúde mental por outros profissionais será considerada crime

03/01/2023 - 12:56  

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Plenário - Breves Comunicados. Dep. Alexandre Frota(PROS - SP)
Alexandre Frota, autor da proposta

O Projeto de Lei 2719/22 estabelece que apenas profissionais com formação em psiquiatria (médico) ou em psicologia poderão atuar no tratamento da saúde mental. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

Pela proposta, caberá ao psicólogo realizar as análises comportamentais, emocionais e mentais dos pacientes e ao médico psiquiatra, as análises de transtornos mentais fisiológicos, orgânicos e químicos.

A prática de qualquer tratamento relacionado à saúde mental por profissional que não seja psiquiatra ou psicólogo, segundo o projeto, será considerada crime previsto no Código Penal, com pena de detenção de seis meses a dois anos.

“Hoje em dia há muitos cursos que oferecem uma formação precária em psicoterapia e em terapias comportamentais que se utilizam de brecha na lei para exercer, sem qualquer responsabilidade, a função de psicoterapeuta, terapeuta ou assemelhados”, critica o autor do projeto, deputado Alexandre Frota (Pros-SP).

Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2719/2022

Íntegra da proposta