Política e Administração Pública

Câmara escolhe finalistas do prêmio Carlota Pereira de Queirós

09/11/2022 - 21:39  

Billy Boss/Câmara dos Deputados
Reunião técnica da CPD com Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa das Pessoas com Deficiências - "Restrição ao canabidiol em crianças e adolescentes com epilepsia". Dep. Tereza Nelma PSD - AL
Tereza Nelma, procuradora da mulher

Em audiência pública nesta quarta-feira (9), a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara definiu as cinco finalistas do Diploma Carlota Pereira de Queirós de 2022.

A premiação, criada em 2003, contempla mulheres que tenham contribuído para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e em questões do gênero no Brasil.

Neste ano, foram selecionadas para receber o prêmio a representante do Carmin Feminismo Jurídico, Elaine Pimentel; a representante da Rede Nacional Feminista de Mulheres, Muna Zeyn; a primeira comandante mulher do 14ª Batalhão da Polícia Militar (BPM), em Barcarena, no Pará, Simone Franceska; a presidente do Centro de Estudos e Apoio aos Municípios e Empresas, Dalva Paes da Silva; e a promotora de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Norte, Erica Veras.

A procuradora da mulher, deputada Tereza Nelma (PSD-AL), anunciou as escolhidas lembrando que as 11 finalistas receberão certificado de participação no prêmio. Ela comunicou que a sessão solene de outorga do Diploma Mulher Cidadã Carlota Pereira de Queirós edição 2022 será realizada no dia 5 de dezembro, às 10 horas, no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados.

Tereza Nelma lembrou que a premiação faz parte da campanha "21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher", que é realizado pela Câmara desde 2013.

Carlota Pereira de Queirós nasceu na cidade de São Paulo em 1892. Médica, escritora, pedagoga e política, foi a primeira mulher brasileira a votar e ser eleita deputada federal. Ela participou dos trabalhos na Assembleia Nacional Constituinte, entre 1934 e 1935.

Reportagem - Karla Alessandra
Edição - Ana Chalub

  • Áudio da matéria

    Ouça esta matéria na Rádio Câmara

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.