Segurança

Comissão aprova proteção de servidor ou militar que denunciar maus-tratos contra criança

O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania

13/07/2022 - 12:51   •   Atualizado em 19/07/2022 - 10:00

Billy Boss/Câmara dos Deputados
Deputado Lucas Gonzalez está em pé falando ao microfone
Deputado Lucas Gonzalez recomendou a aprovação da proposta, com mudanças

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1880/19, que assegura acesso aos programas de proteção de testemunhas aos militares e servidores públicos que denunciarem casos de violência, agressão e maus-tratos contra crianças e adolescentes.

O texto também garante a transferência do servidor ou militar, com ou sem mudança de sede. A medida beneficia servidores da União, estados, municípios e Distrito Federal.

A proposta aprovada é do deputado José Medeiros (PL-MT). O relator, deputado Lucas Gonzalez (Novo-MG), apresentou parecer favorável.

“Diante dos dados estarrecedores de violência que envolve crianças e adolescentes é imprescindível a criação de mecanismos legais que robusteçam as denúncias, bem como garantam a devida proteção aos denunciantes”, disse o relator.

Gonzalez apresentou um substitutivo estendendo o benefício para os militares – o texto original só trata dos servidores públicos – e integrando as medidas à Lei de Proteção às Testemunhas. O substitutivo também altera o regime jurídico dos servidores públicos da União (Lei 8.112/90).

A reunião que aprovou o projeto teve como relator-substituto o deputado Alexis Fonteyne (Novo-SP), que decidiu manter o texto integral do relator original.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta