Educação, cultura e esportes

CCJ aprova semana de reciclagem e meio ambiente nas escolas

11/05/2022 - 17:00  

Gustavo Sales/Câmara dos Deputados
Seminário - Turismo na Ordem do Dia - Perspectivas e Tendências para o Turismo no Brasil. Dep. Eduardo BismarckPDT - CE
Eduardo Bismarck, relator, considera urgente ampliar consciência ambiental dos brasileiros

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 53/15, do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), que cria a Semana Nacional da Reciclagem e do Meio Ambiente nas escolas de ensino fundamental e médio. 

A proposta recebeu parecer favorável do relator, deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE). O texto tramitou em caráter conclusivo e, portanto, poderá seguir para o Senado, a não ser que haja recurso para votação pelo Plenário.

De acordo com o projeto, todas as escolas de ensino fundamental e médio realizarão, anualmente, a Semana Nacional da Reciclagem e do Meio Ambiente. A data de realização da semana deverá ser fixada pelas secretarias estaduais de Educação. 

A Semana Nacional da Reciclagem e do Meio Ambiente deverá integrar o calendário escolar anual e deverá ser aberta à participação das famílias dos alunos e membros da comunidade, ainda de acordo com o texto aprovado.

“Os problemas ambientais enfrentados pelo Brasil e pelas demais nações se transformaram em desafios de enormes proporções, pois tanto comprometem a nossa qualidade de vida, como põem em risco a própria continuidade das espécies, inclusive da espécie humana”, afirma Eduardo Bismarck. 

O relator citou o episódio do derramamento de óleo no Nordeste para defender a proposta. “(O acontecido) nos mostra a necessidade e a urgência de ampliarmos a consciência ambiental de todos os brasileiros”, disse.

Reportagem - Paula Bittar
Edição - Geórgia Moraes

  • Áudio da matéria

    Ouça esta matéria na Rádio Câmara

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta