Segurança

Projeto estabelece normas para blindagem de teto solar de veículos blindados

Pelo texto, o teto solar deve ser uma peça única e fixa e receber o mesmo nível da blindagem aplicada no resto do veículo

31/05/2022 - 16:47  

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Deputado Flávio Nogueira discursa no Plenário da Câmara. Ele é branco, tem o cabelo grisalho, usa um terno cinza e óculos
Nogueira: aumento da violência gera demanda maior pela blindagem

O Projeto de Lei 982/22 normatiza a blindagem do teto solar de veículo particular blindado. Conforme a proposta, esse tipo de teto deverá ser composto de peça única, sem movimento de abertura e com o mesmo nível de proteção contra armas de fogo aplicada nas demais partes do veículo.

A proposta também proíbe a reparação ou a reutilização da blindagem de teto solar. Ou seja, se for o caso, o vidro blindado deverá ser substituído completamente, sem qualquer tipo de recuperação ou remendo.

O projeto, do deputado Flávio Nogueira (PT-PI), está em análise na Câmara dos Deputados. Segundo o parlamentar, o objetivo é ampliar a segurança dos ocupantes dos veículos automotores particulares blindados.

Ele argumenta que o teto solar é um ponto de atenção que torna um veículo blindado vulnerável e que os veículos que já saem blindados de fábrica muitas vezes não possuem versões com teto solar, que encarece o produto.

"Para garantir a qualidade equânime do revestimento protetor, sem defasagens, a blindagem do teto não pode ser inferior à colocada no restante do carro”, ressalta Nogueira. Se aprovada, a regra valerá para automóveis, caminhonetes, ônibus e caminhões.

Atualmente, a Portaria 55/17 do Exército Brasileiro é a norma que regulamenta a blindagem de veículos e já prevê, entre outras regras, que a blindagem do teto solar deve consistir de peça única e fixa e de mesmo nível das blindagens aplicadas nas demais partes do veículo.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta