Saúde

Comissão especial debate tratamento de pessoas com mielofibrose nesta terça-feira

29/03/2022 - 07:24  

Divulgação/Governo de São Paulo
Saúde - hospitais - pacientes tratamento quimioterapias câncer
Deputada quer discutir inclusão de tratamentos para a doença no SUS

A comissão especial da Câmara dos Deputados que acompanha as ações de combate ao câncer no Brasil realiza audiência pública nesta terça-feira (29) para discutir o tratamento de pessoas com mielofibrose.

A deputada Flávia Morais (PDT-GO), que propôs o debate, destaca que a mielofibrose é uma doença proliferativa da medula óssea bastante rara que, até o momento, não encontra no Sistema Único de Saúde (SUS) métodos terapêuticos satisfatórios para o aumento da sobrevida.

"Recentemente descobriu-se o benefício de um tratamento eficaz, em análise pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS, para pessoas inelegíveis para transplante de medula, e já empregado em outros países", informou a deputada. "A melhora da qualidade de vida, a diminuição de sintomas e a extensão da sobrevida com menor transformação em leucemia, trazem expectativas animadoras para um grupo de pacientes não muito numeroso e que não dispõe de tratamento devidamente efetivo", destacou Flávia Morais.

Foram convidados para discutir o assunto representantes do Ministério da Saúde, da Defensoria Pública da União (DPU), do Instituto Nacional do Câncer (Inca), da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) e do Projeto Camaleão.

A audiência está marcada para as 14 horas, no plenário 5. Os interessados poderão acompanhar ao vivo pelo portal e-Democracia, inclusive enviando perguntas, críticas e sugestões aos participantes.

Da Redação - MB

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.