Cidades e transportes

Projeto prevê punição para motorista de ônibus que não parar no ponto de embarque

Proposta prevê anonimato para o usuário que denunciar o desrespeito às paradas nos pontos determinados

27/01/2022 - 10:21  

Michel Jesus/ Câmara dos Deputados
Deputado Alexandre Frota fala ao microfone
Alexandre Frota diz que é preciso penalizar as empresas responsáveis pelos motoristas

O Projeto de Lei 2968/21 obriga os motoristas de transporte público a parar para embarque e desembarque nos pontos determinados pelo poder público. As punições, em caso de descumprimento, serão estabelecidas por lei distrital, municipal, ou estadual, a ser regulamentada em até 60 dias após a publicação da lei, caso seja aprovada.

O texto, de autoria do deputado Alexandre Frota (PSDB-SP), altera a Política Nacional de Mobilidade Urbana. Segundo ele, os motoristas alegam que precisam cumprir um horário para cada trajeto, por isso a punição deve recair sobre as empresas.

Ele também aponta irresponsabilidade de alguns motoristas. “A população usuária de transportes coletivos não pode mais ficar à mercê de motoristas irresponsáveis que não respeitam as paradas de embarque e desembarque, deixando para trás o usuário que sinaliza para a parada dos coletivos e os motoristas não obedecem”, afirmou.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2968/2021

Íntegra da proposta