Consumidor

Comissão aprova projeto que permite a fornecedor informar preço de custo dos produtos

Substitutivo tornou a medida opcional para os comerciantes

19/11/2021 - 12:33  

Wesley Amaral/Câmara dos Deputados
6ª Edição do Prêmio Lucio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação. Dep. José Ricardo PT-AM
José Ricardo: "Para muitos comerciantes, essa seria uma vantagem competitiva"

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que permite que os fornecedores exponham o preço de custo dos produtos colocados à venda para os consumidores finais, ao lado do preço de venda.

A proposta (PL 4191/20) é do deputado Ossesio Silva (Republicanos-PE) e foi relatada pelo deputado José Ricardo (PT-AM), que apresentou um substitutivo ao texto original.

O novo texto torna a apresentação do preço de custo opcional, enquanto no original a medida é obrigatória para os produtos considerados essenciais.

O relator afirmou que buscou um meio-termo à proposta de Ossesio Silva. Ele avaliou que a obrigação de colocar o preço de custo enfrenta diversos obstáculos, como a dificuldade de fiscalizar a veracidade das informações.

“É possível se chegar a uma solução intermediária, a de tornar opcional essa afixação de preços de custo. Para muitos comerciantes, essa seria uma vantagem competitiva: a de optar por mais transparência, em benefício do seu consumidor”, disse José Ricardo.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta