Depoente diz que houve compartilhamento entre 2003 e 2005

09/03/2006 - 14:27  

O gerente administrativo e financeiro da agenciadora de carga aérea Rodoviário Pigatto, Valdecir José de Sousa, afirmou que, entre 2003 e 2005, contratou a empresa Beta para o transporte diário de cargas no trecho Porto Alegre-São Paulo, sendo que muitas dessas mercadorias eram compartilhadas com cargas dos Correios. O depoimento na Sub-Relatoria de Contratos da CPMI dos Correios, encerrado há pouco, confirma a suspeita de que a Beta vendia serviços de carga em vôos exclusivos contratados pela estatal, ou seja, cobrava por um espaço de carga pelo qual já havia recebido dos Correios.
Sousa reconheceu que as notas fiscais emitidas por um dos serviços realizados por sua empresa eram de São Paulo, embora as cargas fossem embarcadas em Porto Alegre. O sub-relator de Contratos, deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), estranhou essa operação e perguntou se outras empresas faziam o mesmo. O depoente respondeu que os outros fornecedores costumam emitir o documento do local de embarque das cargas.
A sub-relatoria investiga a existência de uma suposta operação feita pela Beta para que os impostos referentes a essas operações fossem restituídos em São Paulo.

Reportagem - Cid Queiroz
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.