Meio ambiente e energia

Comissão aprova prioridade de energia renovável em financiamentos de fundo ambiental

Hoje esse fundo já prioriza projetos em áreas, como manejo florestal e recuperação de áreas degradadas por desastres ambientais

29/09/2021 - 13:12  

Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Deputada Carla Zambelli está sentada falando ao microfone. Ela usa máscara e blusa pretas
Zambelli recomendou a aprovação da proposta, com mudanças

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou projeto que torna prioridade do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) a aplicação de recursos em pesquisa e desenvolvimento em fontes de energia limpa e renovável, e na expansão da geração de energia a partir das matrizes fotovoltaica, eólica, biomassa e biogás.

A proposta (PL 2405/21) é do deputado Gustavo Fruet (PDT-PR) e foi relatada pela deputada Carla Zambelli (PSL-SP). Ela apresentou uma emenda incluindo a prioridade para a geração de energia a partir de biomassa e biogás, que não consta no texto original.

“É indispensável que o País ofereça mecanismos de financiamento para o fomento de infraestruturas que possam produzir energia de matrizes limpas”, disse Carla  Zambelli.

A proposta altera a Lei 7.797/89, que criou o FNMA. O fundo já tem como prioridade o financiamento de projetos em oito áreas, como unidades de conservação, manejo florestal e recuperação de áreas degradadas por desastres ambientais, entre outras.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta