Projeto exige centro de atenção aos usuários compulsivos da internet
Autor cita o crescimento da dependência de acesso à internet
05/07/2021 - 14:04

O Projeto de Lei 2498/15 determina que os provedores de acesso à internet manterão, em conjunto ou separadamente, pelo menos um centro de atenção a usuários compulsivos em cada estado onde atuem. O texto em análise na Câmara dos Deputados altera o Marco Civil da Internet.
Pela proposta, os centros de atenção deverão orientar as pessoas sobre o uso de internet e das redes sociais de forma controlada e moderada. Entre outros pontos, serão oferecidas técnicas para reconhecimento de potenciais benefícios e malefícios dessas práticas; para identificação das principais causas e situações que levam ao uso compulsivo; e para enfrentamento de situações adversas.
“É impressionante o crescimento da dependência de acesso à internet e suas aplicações”, disse o autor da proposta, deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ). “Especialistas já vislumbram como absolutamente necessária a expansão na classificação das doenças para caracterizar tão forte dependência”, alertou.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
Reportagem – Ralph Machado
Edição – Roberto Seabra