Educação, cultura e esportes

Conselhos devem autorizar curso de farmácia, diz comissão

27/12/2005 - 20:25  

A Comissão de Educação e Cultura aprovou, no dia 30 de novembro, o Projeto de Lei 4403/01, que condiciona a autorização para abertura de novos cursos de farmácia à manifestação favorável do Conselho Nacional de Saúde e do Conselho Federal de Farmácia em relação à necessidade de formação de profissionais para o sistema de saúde. A proposta, do deputado Ivan Valente (PSol-SP), foi aprovada na forma de substitutivo apresentado pelo relator, deputado Rafael Guerra (PSDB-MG). O documento de Guerra preserva a essência do texto, com alterações apenas formais. "O projeto tem a relevante intenção de adequar a formação de profissionais de farmácia a padrões de qualidade e às necessidades do sistema de saúde do País", assinalou Guerra.
De acordo com a proposta, para se manifestar a respeito dessas necessidades, o Conselho Federal de Farmácia deve atuar de forma articulada com o Conselho Regional de Farmácia responsável pela região de localização do curso a ser autorizado.

Padrão
Para Rafael Guerra, o texto pode estabelecer um padrão de norma legal a ser adotado para as demais áreas da saúde ou mesmo de outros setores em que seja necessário regular a articulação entre a área educacional, a área específica e o exercício profissional.
O deputado ressaltou a importância da discussão sobre a expansão do sistema de ensino superior no País e os meios para sua regulação. "É necessária uma legislação harmônica e consistente, que ofereça normas estáveis de organização e funcionamento para o conjunto de instituições e cursos", observou.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, segue agora para análise das comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Projeto proíbe vestibular em curso de má qualidade
Projeto define que só farmácias devem aviar receitas
Câmara autoriza criação de seis universidades federais
Farmacêuticos criticam novas regras para manipulação

Reportagem - Luciana Mariz
Edição - Sandra Crespo

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara. RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4403/2001

Íntegra da proposta