Ciência, tecnologia e Comunicações

Comissão debate impacto que privatização dos serviços postais terá na Amazônia; acompanhe

28/05/2021 - 07:37  

Raphael Alves/Amazônia Real
Cidades - infraestrutura - ribeirinhos - população ribeirinha - amazonas - palafitas - casa flutuante Amazonas convive com a possibilidade de uma forte enchente de seus rios.
Deputado alerta para o acesso difícil a regiões da Amazônia, cobertas hoje pelos Correios

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia promove audiência pública nesta sexta-feira (28) sobre os serviços prestados pelos Correios na Amazônia e o projeto do governo que autoriza a entrada da iniciativa privada na exploração de serviços postais (PL 591/21).

Foram convidados para discutir o assunto, entre outros:
o coordenador-geral de Entidades Vinculadas do Ministério das Comunicações, Thiago Cardoso Henriques Botelho;
- o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Amazonas (Sintec-AM), Luís Ribeiro de Almeida;
-o secretário-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (Fentec), José Rivaldo da Silva.

O debate será realizado às 9 horas, no plenário 12, e poderá ser acompanhado de forma interativa.

O deputado José Ricardo (PT-AM), que pediu a audiência, lembra que as cidades da Amazônia dependem dos Correios para sobreviverem, e teme que a privatização dos serviços postais possa prejudicar toda a região.

"Para entregar cerca de meio bilhão de objetos postais por mês em todo o território nacional, a empresa precisa driblar diferenças geográficas, econômicas e sociais", observou o parlamentar.

A região Norte é a maior do País em área territorial e possui a maior bacia hidrográfica do mundo: a amazônica. "São mais de 16 mil quilômetros de malha hidroviária, o que faz dos rios da região a principal via de transporte de passageiros e cargas. Na Amazônia, os serviços dos Correios são fundamentais para o funcionamento da cidade", afirma Ricardo.

Da Redação - RS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.