Educação, cultura e esportes

Comissão externa que acompanha a atuação do MEC define plano para 2021

Colegiado já apresentou uma série de recomendações ao Ministério e sugestões à Câmara

19/05/2021 - 09:49  

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Brasília - Esplanada - Ministério da Educação fachada

A comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha os trabalhos do Ministério da Educação (MEC) reúne-se nesta quarta-feira (19) para apresentação do plano de trabalho da relatora, deputada Tabata Amaral (PDT-SP). Também está na pauta da reunião a votação de requerimentos. O colegiado é coordenado pelo deputado Felipe Rigoni (PSB-ES).

A reunião está marcada para as 13h30, no plenário 8.

Histórico
A comissão externa foi criada em abril de 2019, a partir de requerimento assinado por 50 deputados de diversos partidos, e realizou várias audiências públicas e visitas técnicas para avaliar os planos e as metodologias do Ministério da Educação. Ao final daquele ano, o colegiado aprovou relatório apontando uma série de problemas em diferentes áreas do ministério, com sugestões ao MEC e recomendações ao Congresso Nacional.

Em 2020, devido à pandemia de Covid-19, foi criada a Coalizão Parlamentar, para manter o trabalho de fiscalização realizado pela comissão externa. Ao longo do ano passado, o grupo enviou 40 recomendações ao MEC e articulou nove emendas a um projeto (PLN 30/20) de crédito orçamentário extra.

No início deste ano, os deputados que integram a comissão externa e a Frente Parlamentar Mista da Educação entregaram uma carta aos candidatos à presidência da Câmara pedindo prioridade na votação de projetos de lei da área educacional. As proposições foram divididas em cinco grupos: medidas educacionais de urgência, a fim de mitigar os efeitos da pandemia; governança e orçamento; educação profissional, científica e tecnológica; formação de professores; e primeira infância.

Da Redação - MB

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.