Cidades e transportes

Audiência discute regras do transporte interestadual de passageiros

21/05/2021 - 08:16  

Carol Garcia/Governo da Bahia
Transporte - ônibus transporte rodoviário interestadual passageiros terminal
Comissão vai debater a cobertura do transporte coletivo interestadual

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados promove nesta sexta-feira (21) audiência pública para discutir regras do transporte interestadual de passageiros.

A reunião foi sugerida pelo deputado Rodrigo Coelho (PSB-SC). Ele critica a concentração de empresas no setor e afirma que é preciso debater formas de desburocratização para expandir a cobertura dos serviços de transporte a partir das reais necessidades dos usuários.

"De acordo com dados da ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres], 66% dos mercados são operados por uma única empresa, 26% por duas empresas e 8% dos mercados, por três ou mais empresas, lembrando ainda que mesmo em mercados com aparentemente mais agentes, a competitividade é mitigada porque as empresas inserem-se nos mesmos grupos econômicos", diz o deputado.

Convidados
Foram convidados para discutir o assunto com os deputados, entre outros:
- o secretário nacional de Transporte Terrestres do Ministério da Infraestrutura, Marcelo da Costa Vieira;
- a superintendente de Serviços de Transporte Rodoviário de Passageiros da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), Sylvia Cotias Vasconcellos;
- a consultora jurídica da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Marilda Silveira.

A audiência está marcada para as 10 horas, no plenário 11. O debate poderá ser acompanhado ao vivo por meio de sala interativa na internet.

Da Redação
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.