Política e Administração Pública

Proposta aumenta prioridades para a restituição do Imposto de Renda

Regra será aplicada durante a pandemia do novo coronavírus

26/04/2021 - 13:31  

O Projeto de Lei 2981/20 amplia o rol de prioridades na restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) durante a pandemia do novo coronavírus. Já aprovado pelo Senado, o texto está em análise na Câmara dos Deputados.

Depositphotos
Economia - tributos - imposto de renda - reforma tributária - imposto sobre fortunas - contribuinte
Entre os beneficiados: profissionais de saúde, desempregados e afastados do trabalho

A proposta altera a legislação tributária federal. Hoje, a Lei 9.250/95 prevê que, após a declaração anual do IRPF, as restituições serão pagas inicialmente às pessoas idosas e aos contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

O projeto acrescenta como prioridades, neste ano, os profissionais de saúde, assistência social, segurança pública e educação, desde que o valor não exceda R$ 11 mil; os desempregados; e os afastados do trabalho em razão da Covid-19.

“A proposta dá a muitos um auxílio na manutenção e na preservação da dignidade, fazendo uso de um valor que já lhes pertence, além de ajudar o reaquecimento da economia”, disse o autor, senador Jaques Wagner (PT-BA).

Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem - Ralph Machado
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2981/2020

Íntegra da proposta