Política e Administração Pública

Câmara aumenta quadro de oficiais da Aeronáutica

07/10/2005 - 17:45  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou ontem o Projeto de Lei 3969/04, do Poder Executivo, que fixa os efetivos do Comando da Aeronáutica em tempos de paz. A proposta prevê aumento do número de oficiais e redução no quadro de praças e cargos intermediários. O objetivo é adequar a corporação aos novos parâmetros tecnológicos, que exigem maior número de oficiais, a fim de tornar a Aeronáutica mais eficiente do ponto de vista operacional.
Pelo projeto, o efetivo de oficiais será composto por 8,2 mil pessoas, sendo 87 generais; 2,4 mil oficiais superiores; e 5,7 mil oficiais intermediários e subalternos. No quadro de praças, o Comando terá 26,2 mil suboficiais e sargentos; 31 mil cabos e soldados; e 2 mil taifeiros. Dessa forma, o quadro da Aeronáutica fica reduzido em mil cabos e soldados; e em 3,2 mil taifeiros.

Novos cargos
O texto cria ainda 11 novos cargos de oficiais-generais, 375 de oficiais superiores, 200 de oficiais intermediários e subalternos e mil de suboficiais e sargentos. Caberá ao presidente da República distribuir os oficiais pelos postos dos Quadros do Corpo de Oficiais da Ativa. O comandante da Aeronáutica será responsável por distribuir os praças por Quadros e por Graduações do Corpo de Praças da Ativa.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo , será encaminhado ao Senado.

Notícias anteriores:
Finanças aprova mudanças no quadro da Aeronáutica

Reportagem - Antônio Barros
Edição - Sandra Crespo

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara. RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3969/2004

Íntegra da proposta