Política e Administração Pública

Marcel van Hattem acusa governo de interferir na eleição; acompanhe

01/02/2021 - 21:48  

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Sessão da Câmara para eleger nova Mesa Diretora. Candidato à presidência da Câmara, dep. Marcel van Hattem (NOVO - RS)
Van Hattem: dois candidatos principais representam "mais do mesmo"

O candidato a presidente da Câmara Marcel van Hattem (Novo-RS) acusou o governo de interferir na eleição da Mesa Diretora com a liberação de R$ 3 bilhões em obras para parlamentares. "Que vergonha que vejo acontecer nestas eleições. O mesmo que o presidente Bolsonaro criticava lá atrás", lamentou. "Bolsonaro se rende aos mesmos artifícios que o PT utilizava para montar sua base." O deputado do Novo ponderou que a candidatura antagonista ao governo "utilizou do mesmo expediente", mas com governadores.

Para Marcel van Hattem, os dois principais candidatos à Presidência da Câmara representam "mais do mesmo". "São filiados a partidos que são base deste governo ou de todo outro governo até aqui", lembrou. "Precisamos olhar para trajetória de quem concorre, não apenas os discursos. O candidato apoiado por Bolsonaro antes apoiou Dilma e Lula nos governos do PT. Já o candidato apoiado pela esquerda é afilhado de Michel Temer."

Marcel van Hattem prometeu independência caso seja eleito presidente da Câmara. "Quero ser um presidente justo, compartilhando a decisão não apenas com os líderes", declarou. O deputado reclamou que muitas votações da Câmara ocorreram sem que líderes soubessem o que estaria na pauta.

Acompanhe ao vivo a sessão do Plenário

Reportagem - Francisco Brandão
Edição - Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.