Economia

Proposta isenta de IR o rendimento acumulado relativo a ano anterior

Autor do projeto lembra que aposentados são os mais afetados pelo modelo atual de tributação

02/02/2021 - 16:33  

Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Breves Comunicados. Dep. Jorge Goetten (PL - SC)
Deputado Jorge Goetten: “Essa proposta, caso aprovada, trará justiça a uma parcela fragilizada da população, aquela composta de idosos aposentados”

O Projeto de Lei 5440/20 prevê isenção do Imposto de Renda para rendimentos recebidos acumuladamente quando relativos a anos anteriores. A proposta em tramitação na Câmara dos Deputados altera a Lei 7.713/88, que trata do IR.

Atualmente, esses rendimentos são tributados. “Essa proposta, caso aprovada, trará justiça a uma parcela fragilizada da população, aquela composta de idosos aposentados”, disse o autor, deputado Jorge Goetten (PL-SC).

Conforme o parlamentar, os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão sendo afetados pela demora do órgão em analisar os pedidos de aposentadoria, inclusive aqueles com valores isentos do Imposto de Renda pela lei em vigor. Quando o pagamento acaba sendo feito, cobra-se IR sobre o total.

“Os rendimentos recebidos acumuladamente em época imprópria, que corresponde a um momento posterior ao correto por falta de órgão público, são glosados pelo Imposto de Renda”, criticou Goetten.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5440/2020

Íntegra da proposta