Saúde

Relator de MP sobre acesso do Brasil a vacinas visita futura fábrica da Coronavac em SP

Novas instalações do Instituto Butantan poderão produzir 100 milhões de doses por ano

25/11/2020 - 21:07  

Divulgação
Geninho Zuliani visita obras da nova fábrica do Instituto Butantan, em SP
Geninho Zuliani: "Há bastante otimismo e expectativa com a eficácia desta vacina"

O relator da Medida Provisória 1003/20, que garante a participação do Brasil em aliança global por vacina contra a Covid-19, deputado Geninho Zuliani (DEM-SP), visitou nesta quarta-feira (25) as obras da nova fábrica de vacinas do Instituto Butantan, em São Paulo. No local, serão produzidas as doses da Coronavac, vacina que está sendo desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Butantan.

"Essa visita faz parte do meu trabalho como relator da MP que vai regrar a aquisição de vacinas contra Covid-19. Há bastante otimismo e expectativa com a eficácia desta vacina", disse Zuliani.

As instalações, segundo o Butantan, terão capacidade – quando finalizadas – de produzir 100 milhões de doses de vacina por ano, em uma área de 10 mil m², podendo desenvolver ainda outros imunizantes fabricados pelo instituto. A previsão de conclusão das obras é de até dez meses, com um custo de R$ 160 milhões.

Aliança global
O deputado lembra que a MP 1003 permite a adesão do Brasil à Aliança Covax Facility, consórcio internacional formado por 168 países que tem por objetivo promover acordos multilaterais para acelerar a compra e a distribuição de uma vacina contra a Covid-19, sob a coordenação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A MP será analisada pela Câmara dos Deputados e depois seguirá para votação no Senado.

Da Redação
Edição – Pierre Triboli
Com informações da assessoria do deputado Geninho Zuliani

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MPV 1003/2020

Íntegra da proposta