Agropecuária

Frente da Agropecuária critica mudanças em tarifa de importação do etanol

Parlamentares afirmam que zerar a alíquota prejudica os interesses do Brasil

01/09/2020 - 15:46  

Divulgação/Agência de Notícias do Paraná
Energia - combustível - postos gasolina álcool abastecimento combustíveis fósseis
Colegiado, composto por mais de 270 parlamentares, é contra isenção sem contrapartidas

A Frente Parlamentar da Agropecuária divulgou uma nota nesta segunda-feira (31) criticando a possível mudança nas tarifas de importação de etanol pelos Estados Unidos, sem qualquer contrapartida ao Brasil.

Segundo o colegiado, o governo americano já tem isenção tarifária para comprar até 750 milhões de litros/ano. Acima desse volume, a tarifa é de 20%. “Zerar a alíquota prejudica os interesses nacionais do Brasil”, afirma a nota.

Os parlamentares lembram que a agricultura norte-americana sempre gozou de subsídios elevados, majorados ainda mais por ocasião da pandemia de Covid-19.

“Temos apreço pela relação com os EUA, país com o qual compartilhamos valores e ideais, mas os interesses norte-americanos não podem se sobrepor ao dos brasileiros. Caso não haja contrapartida equivalente dos EUA, manifestamos nosso pedido à presidência da República para que as cotas não sejam renovadas e que a Tarifa Externa Comum de 20%, vigente desde 1995 como resultado do acordo Mercosul, seja aplicada”, encerra a nota.

Associação suprapartidária
Frente parlamentar é uma associação de deputados de vários partidos para debater um assunto determinado. Para ser criada, a frente deve registrar um requerimento com o apoio de pelo menos 1/3 de membros do Poder Legislativo.

Integram a Frente da Agropecuária, 233 deputados e 39 senadores.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.