Saúde

Comissão externa discute plano nacional de enfrentamento à pandemia

Convidados serão ouvidos por videoconferência

04/08/2020 - 08:09  

Divulgação/Agência de Notícias do Paraná
Saúde - coronavírus - profissionais enfermeiros enfermagem EPIs equipamentos proteção individual máscaras óculos protetor facial capote avental prevenção contágio contaminação Covid-19 pandemia internação tratamentos (Complexo Médico-Penal, Curitiba-PR)
Plano foi elaborado por entidades científicas que compõem a Frente pela Vida

A comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha ações de combate ao novo coronavírus reúne-se no fim da manhã, no plenário 3, para discutir o Plano Nacional de Enfrentamento à Pandemia da Covid-19.

O documento foi elaborado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e demais entidades científicas que integram a Frente pela Vida e criticam a “falta de adoção de medidas efetivas por parte do governo federal”.

O debate é uma iniciativa dos deputados Alexandre Padilha (PT-SP) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

“Especialistas, trabalhadores da saúde, a sociedade civil e o Congresso Nacional resolveram se unir para evitar a marcha genocida de Bolsonaro. O Brasil caminha para ter 3 milhões de casos confirmados e 100 mil mortos pela Covid-19. Não dá para esperar mais”, afirma Padilha.

Convidados
Foram convidados para a reunião, que terá início às 11 horas:

  • a presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Gulnar Azevedo e Silva;
  • o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto;
  • o secretário de Saúde do Maranhão e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula;
  • a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Francisca Valda da Silva;
  • o presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos e coordenador do movimento "Saúde Mais Dez", Ronald Ferreira dos Santos;
  • o presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Sergio Cimerman;
  • o pesquisador da Fiocruz Bahia e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia, Manoel Barral Netto; e
  • a presidente do Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes), Lucia Souto.

Participação popular
O público poderá participar da discussão por meio de sala de bate-papo no portal e-Democracia.

Da Redação - MO

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.