Saúde

Projeto prevê testagem em massa de pacientes com sintomas de Covid-19

15/04/2020 - 12:22  

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre as obras inacabadas de creches e escolas. Dep. Marreca Filho (PATRIOTA-MA)
Marreca Filho: objetivo é detectar precocemente os casos sintomáticos na tentativa de bloquear a transmissão

O Projeto de Lei 1716/20 torna obrigatória a testagem em massa de pacientes que apresentarem sintomas de Covid-19, principalmente os grupos de maior risco, além dos profissionais de saúde. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

O autor da matéria, deputado Marreca Filho (Patriota-MA), explica que o objetivo é detectar precocemente os casos sintomáticos na tentativa de bloquear a transmissão do novo coronavírus, a partir do isolamento dos doentes. “A testagem em massa permitirá à pessoa saber seu estado de saúde e assim adotar as medidas preconizadas pelas autoridades sanitárias, como ser mais diligente na higienização das mãos e na adoção voluntária do isolamento social absoluto”, afirma.

Os principais sintomas de Covid-19 são tosse, febre, cansaço e dificuldade para respirar (nos casos mais graves). São consideradas dos grupos de risco as pessoas idosas ou portadoras de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e asma. Quanto aos profissionais de saúde, eles lidam diariamente com pacientes com Covid-19 e podem se contaminar mais facilmente ou transmitir o vírus causador da doença.

O projeto acrescenta a medida à Lei 13.979/20, que trata do enfrentamento da Covid-19 no Brasil.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta