Política e Administração Pública

Plenário da Câmara faz homenagem ao deputado Luiz Flávio Gomes

Deputado de primeiro mandato faleceu nesta quarta-feira, aos 62 anos, em decorrência de leucemia

01/04/2020 - 15:11  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Lançamento da frente. Dep. Luiz Flávio Gomes (PSB - SP)
O deputado Luiz Flávio Gomes

O Plenário da Câmara dos Deputados homenageou nesta quarta-feira o deputado federal Luiz Flávio Gomes (PSB-SP), que faleceu nesta madrugada em decorrência de leucemia. Deputados falaram em memória do parlamentar, que recebeu uma salva de palmas dos presentes em Plenário.

Luiz Flávio Gomes estava no seu primeiro mandato e faleceu aos 62 anos. Segundo nota do Hospital Sírio Libanês, onde o deputado estava internado, ele foi diagnosticado com leucemia em setembro de 2019, fez transplante de medula em janeiro deste ano, mas teve piora no quadro de saúde nos últimos dias.

A deputada Adriana Ventura (Novo-SP) lamentou a perda do colega e destacou a atuação do deputado no combate à corrupção. “Criador do movimento Por um Brasil Mais Ético, era baluarte no combate à corrupção, autor de mais de 60 livros e muito deles de combate à corrupção”, afirmou. Ela disse que os deputados vão continuar a luta de Luiz Flávio Gomes.

O deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) destacou a origem humilde de Luiz Flávio Gomes. "Um homem de muito estudo, muito trabalho e muita dedicação ao Brasil". Disse que o deputado honrou o partido com a sua militância.

O deputado Fábio Trad (PSD-MS) destacou a parceria na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. "Tabelávamos as posições em fina sintonia".

Gomes também foi homenageado por vários outros parlamentares no decorrer da sessão. Todos destacaram a inteligência, solidariedade, e o legado do parlamentar no mundo do Direito.

Atuação parlamentar
Luiz Flávio Gomes foi vice-líder do PSB e atuou nas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Também participou da discussão, na comissão especial, do novo Código de Processo Penal (PL 8045/10) e do projeto sobre devedor contumaz (PL 1646/19).

Apresentou 132 propostas, entre elas o Projeto de Lei 1679/19, que autoriza juizados especiais cíveis a fazer audiências de conciliação por videoconferência. O texto foi aprovado em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e enviado ao Senado.

Outra proposta de Luiz Flávio Gomes aprovada pela Câmara dos Deputados em 2019 autoriza a prisão em ações controladas da polícia mesmo sem decisão judicial e também garante a validade das provas obtidas (PL 1678/19). O texto está no Senado Federal.

Biografia
Jurista e professor de Direito, foi fundador da Rede LFG, primeira rede de ensino telepresencial da América Latina, voltada para cursos na área do Direito. Também foi policial civil, delegado de polícia, promotor de Justiça, juiz de Direito, e advogado.

Reportagem- Carol Siqueira
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.