Comissão aprova proposta que incentiva turismo em Alagoas
09/05/2005 - 18:00
A Comissão de Turismo e Desporto aprovou na última quarta-feira (4) o Projeto de Lei Complementar 236/05, do deputado João Lyra (PTB-AL), que determina a criação da Região Integrada de Desenvolvimento do Turismo da Grande Maceió.
A região vai abranger, além da capital alagoana, outros dez municípios do estado. Os municípios que terão participação são Coqueiro Seco, Barra de São Miguel, Barra de Santo Antônio, Maceió, Marechal Deodoro, Messias, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte e Satuba.
Objetivo
Ao criar a região, o objetivo é articular a União e o estado de Alagoas para um maior desenvolvimento das áreas de turismo, transporte, meio ambiente, recursos hídricos e infra-estrutura básica. De acordo com o projeto, as atividades serão coordenadas por um conselho administrativo, composto por representantes do estado de Alagoas e dos municípios abrangidos. As atribuições serão estabelecidas por um regulamento próprio.
Benefícios
Na opinião do relator da proposta na Comissão, deputado José Chaves (PTB-PE), a medida vai beneficiar principalmente o turismo. "Os benefícios gerados pelo turismo ainda são pequenos em relação ao potencial do estado. Com a região de integração, serão criadas oportunidades de investimento em parques temáticos, museus, restaurantes, hotéis, além de ampliar as possibilidades de diversão oferecidas à população local", afirma. O deputado lembra que o turismo ocupa atualmente a posição de mais importante segmento econômico do mundo.
Outras áreas beneficiadas serão a de transportes, com a melhoria na movimentação da população e dos turistas, e a de meio ambiente. Para Chaves, é preciso recuperar áreas degradadas e garantir a preservação das belezas naturais de Alagoas.
O relator explica ainda que a infra-estrutura também será afetada, com a melhoria de escolas, hospitais e vias de acesso à região de integração. "A aprovação da proposta será um marco na história do desenvolvimento de Alagoas, pois a dinâmica de crescimento que poderá ser instalada em Maceió provocará efeitos positivos sobre todo o território alagoano", defende José Chaves.
Tramitação Da Redação/PT
O projeto, que tramita em regime de prioridade, será analisado ainda pelas comissões de Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para ser aprovado, depende também de votação em Plenário.
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 216.1851/216.1852
Fax. (61) 216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.
RCA