Comissão aprova exigência mínima para que veículos oficiais funcionem a gás
05/12/2019 - 11:48

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou o Projeto de Lei 4475/19, que exige que 15% da frota oficial de veículos passem a consumir Gás Natural Veicular (GNV). O objetivo da proposta, de autoria do deputado Bosco Costa (PL-SE), é que o uso do GNV contribuirá para a redução da poluição do ar nas cidades.
O relator, deputado Zé Vitor (PL-MG), apresentou parecer favorável ao texto. Segundo ele, veículos automotores emitem óxido de nitrogênio, monóxido e dióxido de carbono, dióxido de enxofre, derivados de hidrocarbonetos e chumbo e são responsáveis por 40% da poluição atmosférica nas grandes cidades. O parlamentar explicou que o gás natural é um combustível fóssil que pode substituir quase todos os derivados de petróleo na maioria de seus usos finais e apresenta menores emissões de contaminantes atmosféricos.
“Constitui uma opção técnica e economicamente viável como combustível para veículos de passeio, e também pode ser usado em veículos pesados, movidos a diesel, por reduzir os custos de manutenção e aumentar a vida útil do motor”, diz o deputado.
Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Roberto Seabra