Direitos Humanos

Comissão mista sobre migrações elege presidente e vice

04/12/2019 - 16:47  

Foi instalada nesta quarta-feira (4) a Comissão Mista Permanente sobre Migrações Internacionais e Refugiados, criada a partir de um ato conjunto dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. A comissão tem como missão fiscalizar e monitorar questões que tratem de movimentos migratórios nas fronteiras do Brasil e sobre os direitos dos refugiados.

A comissão será presidida pela deputada federal Bruna Furlan (PSDB-SP), o vice-presidente será o senador Paulo Paim (PT-RS) e a relatora, a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP). A comissão é composta por 12 deputados e 12 senadores.

Pedro França/Agência Senado
Senador Paulo Paim (E), vice-presidente, e deputada Bruna Furlan (D), presidente da comissão

Paulo Paim ressaltou a importância de se colocar no lugar do outro.

"Eu gosto de uma frase que diz 'direitos humanos não têm fronteira'. É papel de todos. E nós aqui vamos trabalhar nesse sentido de acolher, abraçar as pessoas e dizer: sejam bem-vindos!"

Bruna Furlan destacou que o momento é muito importante para o parlamento brasileiro, pois a questão migratória é mundial. De acordo com ela, migrar faz parte da natureza humana, e o Congresso precisava de uma instância legislativa com a devida importância para que o tema fosse tratado e discutido.

"Nós temos uma equipe fantástica do parlamento para discutir e trabalhar a questão da interiorização dos refugiados venezuelanos. Vamos desenvolver o projeto de interiorização, apresentar a todos os governadores para que eles nos ajudem a receber esses refugiados e, assim, a gente desafoga Roraima. Pois essa questão não é só Roraima que tem que cuidar, assim como na época dos haitianos não era só o Acre. Essa é uma questão global, portanto todos os estados brasileiros têm que abraçar e nos ajudar", disse a parlamentar.

Da Redação - AC
(Com informações da Agência Senado)

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.