Educação, cultura e esportes

Financiamento para faculdade de medicina é tema de debate hoje

19/11/2019 - 07:55  

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados discute nesta manhã o financiamento de estudantes de medicina, especialmente na região Nordeste.

Divulgação/Governo de São Paulo
Medicina foi o curso mais procurado no Sistema de Seleção Unificada no 2º semestre deste ano

"Milhares de jovens em todo País sonham em cursar a faculdade de Medicina, mas a maioria não concretiza tal aspiração porque o número de vagas em universidades públicas é muito reduzido e o curso em faculdades particulares tem a mensalidade extremamente elevada", afirma o deputado José Rocha (PL-BA), que pediu a realização da audiência.

Ele lembra que o governo federal oferece alternativas de financiamento, como o Fies, mas ressalta que o acesso a esses recursos é cada vez mais limitado. "As condições impostas inviabilizam boa parte dos candidatos e o montante destinado ao financiamento fica muito abaixo da demanda global", afirma o parlamentar, que é vice-líder do Governo na Câmara dos Deputados.

Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto com os deputados, entre outros, a coordenadora-geral de Expansão e Gestão da Educação em Saúde do Ministério da Educação, Lucia Iochida; e o vice-diretor Presidente da Associação Brasileira de Educação Médica, Sandro Schreiber de Oliveira.

Confira a lista completa de convidados

Participação popular
A audiência será realizada a partir das 10 horas no plenário 10.

Os interessados poderão participar enviando perguntas e sugestões aos convidados. Clique no banner abaixo e participe.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.