Consumidor

Defesa do Consumidor aprova proibição de corte de água e luz por dívida de morador antigo

17/10/2019 - 17:37  

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou o Projeto de Lei 167/19, que proíbe o corte no fornecimento de serviços públicos concedidos, como água, luz e gás, quando houver dívidas pendentes de ocupantes anteriores do imóvel.

Michel Jesus/ Câmara dos Deputados
Eli Borges: inadimplemento deriva de obrigações de natureza pessoal

A proposta foi aprovada na forma de [[g substitutivo]] apresentado pelo relator, deputado Eli Borges (Solidariedade-TO), ao texto principal, do deputado José Nelto (Pode-GO), e um apensado. O relator ajustou os dois projetos, que segundo ele são versões de texto semelhante arquivado ao final da legislatura (PL 5422/16).

“O inadimplemento de contas de serviços deriva de obrigações de natureza pessoal, que não devem ser vinculadas indissociavelmente ao imóvel e tampouco impostas aos ocupantes subsequentes”, afirmou Eli Borges.

A proposta em tramitação na Câmara dos Deputados altera a Lei Geral de Concessões. De acordo com o texto, a empresa responsável pelo serviço que descumprir as regras deverá pagar multa de, no mínimo, R$ 2 mil.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta