Meio ambiente e energia

Comissão proíbe construção de cavas subaquáticas no País

Locais são crateras abertas no fundo de rios, lagos, lagoas, estuários ou do mar para servirem como depósito de resíduos sólidos

17/10/2019 - 14:18  

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Substitutivo do deputado Rodrigo Agostinho definiu ainda a desconstituição das cavas existentes no Brasil e a recuperação dos ambientes alterados

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou o Projeto de Lei 3285/19, que proíbe a construção de cavas subaquáticas em todo o território brasileiro. Cavas são crateras abertas no fundo de rios, lagos, lagoas, estuários ou do mar para servirem como depósito de resíduos sólidos.

A proposta foi aprovada na forma de substitutivo apresentado pelo relator, deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP), ao texto original da deputada Rosana Valle (PSB-SP). O relator promoveu alteração para exigir ainda a desconstituição das cavas existentes no Brasil e a recuperação dos ambientes alterados.

Segundo a proposta em tramitação na Câmara dos Deputados, são conhecidas três cavas em São Paulo e uma no Rio de Janeiro. Em São Paulo, estão localizadas entre os municípios de Santos e Cubatão e são usadas para armazenar resíduos sólidos do Polo Industrial de Cubatão ou dragados do canal do Porto de Santos.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta