Reunião da CPI do BNDES para votar parecer será reconvocada
15/10/2019 - 17:44 • Atualizado em 15/10/2019 - 17:48
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), aceitou questão de ordem do líder do PT, deputado Paulo Pimenta (RS), e mandou reconvocar reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do BNDES. A reunião, para votar o parecer do relator, deputado Altineu Côrtes (PL-RJ), havia sido suspensa nesta terça-feira (15) por causa do início da Ordem do Dia do Plenário.
No entanto, o deputado do PT argumentou que não havia quórum suficiente no momento da suspensão, o que exigiria convocar uma nova reunião. “A reunião estava em meio a votação nominal em que o quórum não foi alcançado. Não poderia ser suspensa, mas encerrada por falta de quórum”, disse Pimenta.
Rodrigo Maia explicou sua decisão: “Todas as comissões que estavam funcionando quando foi aberta a Ordem do Dia precisam ser encerradas. Isso é assim desde que eu me entendo por deputado. Todas as comissões, não apenas essa, precisam convocar novas reuniões.”
Em seu relatório, Altineu Côrtes recomendou ao Ministério Público o aprofundamento das investigações e o indiciamento dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Côrtes recomendou também o indiciamento de outras 62 pessoas.
Reportagem – Francisco Brandão
Edição – Pierre Triboli