Economia

PEC define rateio de dinheiro do pré-sal entre estados e municípios

01/10/2019 - 11:08  

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 152/19 define a divisão entre estados e municípios de parte dos recursos que a União espera obter com o leilão de áreas do pré-sal marcado para 6 de novembro. Essa proposta é desdobramento da PEC 98/19, que teve parte promulgada na quinta-feira (26) a fim de viabilizar o leilão.

O governo espera obter pelo menos R$ 106,5 bilhões. A PEC 152/19 traz versão aprovada pelo Senado que destina 15% desse dinheiro para estados, 15% para municípios e 3% especificamente para o estado do Rio de Janeiro, onde ficam as áreas do pré-sal. Além da Petrobras, 13 empresas estrangeiras devem concorrer.

O texto define que os recursos serão distribuídos entre os entes federados, conforme o caso, seguindo os critérios dos fundos de participação dos estados e do Distrito Federal (FPE) e dos municípios (FPM).

A proposta diz que o dinheiro não poderá ser gasto com despesas do dia a dia (custeio) ou folha de pagamento de pessoal ativo – mas prevê a possibilidade de aportes em fundos previdenciários.

A ideia é que os recursos sejam destinados a investimentos. A PEC suspende por quatro exercícios financeiros a regra constitucional segundo a qual “nenhum investimento cuja execução ultrapasse um exercício financeiro poderá ser iniciado sem prévia inclusão no plano plurianual, ou sem lei que autorize a inclusão, sob pena de crime de responsabilidade”.

Tramitação
A PEC 152/19 será analisada inicialmente pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), que fará o exame de admissibilidade da proposta. Se for aprovada, será analisada por uma comissão especial e depois pelo Plenário.

Saiba mais sobre a tramitação de propostas de emenda à Constituição

Reportagem - Ralph Machado
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 152/2019

Íntegra da proposta