Política e Administração Pública

Câmara instala comissão para analisar texto sobre devedor contumaz

07/08/2019 - 09:00  

A Câmara dos Deputados instala hoje a comissão especial que analisará o Projeto de Lei 1646/19, do Poder Executivo, tem o objetivo de punir o chamado devedor contumaz. O colegiado foi criado em maio último, será formado por 34 parlamentares titulares e igual número de suplentes.

Ontem o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, já designou alguns integrantes, mas vários partidos ainda seus representantes no colegiado.

Jefferson Rudy/Agência Senado
Combate ao devedor contumaz é resposta do governo aos críticos da reforma da Previdência

Segundo o governo, a proposta compõe a “Nova Previdência”. Integram esse pacote a reforma dos regimes previdenciários do setor público e privado (PEC 6/19), a mudança no sistema de proteção social dos militares (PL 1645/19) e as medidas para coibir fraudes em benefícios previdenciários (Lei 13.846/19).

Opositores da reforma das aposentadorias dizem que o déficit previdenciário resulta da falta de cobrança dos grandes devedores. Os débitos com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) somam cerca de R$ 491 bilhões. O combate ao devedor contumaz, para o governo, seria uma forma de responder às críticas.

A reunião para instalação da comissão e eleição do presidente e dos vices está marcada para as 10 horas, no plenário 15.

Assista ao vivo

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 6/2019

Íntegra da proposta