Meio ambiente e energia

Projeto incentiva uso de telhado verde na Zona Franca de Manaus

02/08/2019 - 13:24  

O Projeto de Lei 3749/19 concede redução de 20% no valor da taxa de serviços paga à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) para os empreendimentos locais que adotarem os chamados “telhados verdes”.

Telhados verdes são coberturas que aumentam a reflexão dos raios solares e a evapotranspiração, contribuindo para reduzir a temperatura do ar dentro e fora dos empreendimentos.

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
C. E. Previdência Social (PEC 6/19)
Capitão Alberto Neto: atividade industrial contribui para a formação da formação da ilha de calor

“Como a atividade industrial contribui significativamente para a formação da formação da Ilha de Calor Urbana (ICU) de Manaus, nada mais razoável do que adotar medidas que reduzam esse efeito, com destaque para a adoção de telhados verdes”, argumenta o deputado Capitão Alberto Neto (PRB-AM), autor do projeto.

A taxa de serviços cobrada de empreendimentos localizados na ZFM tem como fato gerador a prestação de serviços como armazenagem e movimentação de cargas, contêineres e mercadorias, atividades que contribuem decisivamente para a formação da ICU de Manaus.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia; de Desenvolvimento Urbano; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta