Ciência, tecnologia e Comunicações

Comissão aprova permissão para que cooperativas prestem serviços de telecomunicações

27/06/2019 - 15:19  

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária para discussão e votação do parecer do relator, dep. Samuel Moreira (PSDB/SP). Dep. Heitor Schuch (PSB - RS)
Heitor Schuch, relator: grandes operadoras não investem em municípios pequenos

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou proposta que altera a Lei Geral de Telecomunicações (9.472/97) para permitir a prestação dos serviços de telecomunicações por cooperativas. 

A medida está prevista no Projeto de Lei 8824/17, do deputado Evair Vieira de Melo (PV-ES). O texto também modifica, com o mesmo fim, a Lei 9.295/96, que tratou da privatização do serviço móvel celular. 

O parecer do relator, deputado Heitor Schuch (PSB-RS), foi favorável à proposta. Segundo ele, hoje há no Brasil mais de 6 mil cooperativas, sendo 135 na área de infraestrutura. Essas cooperativas são responsáveis, por exemplo, por distribuir e gerar energia elétrica a mais de 800 municípios brasileiros, geralmente no interior do país.

Pequenos municípios
O relator destaca que a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) trava uma batalha legislativa para tentar aprovar uma lei que possibilite a pessoas físicas se agruparem em cooperativas de telecomunicações, principalmente de internet. “A maioria dos interessados são produtores rurais, além de moradores de regiões distantes dos grandes centros”, disse.

“As grandes operadoras de telefonia e internet não investem nos municípios pequenos, porque procuram mercados mais rentáveis”, completou. Segundo Schuch, apenas a cooperativa Certel Net, do Sul do país, conseguiu autorização na Justiça para prestar o serviço de internet a seus cooperados e hoje atua em cerca de 30 cidades gaúchas. “É justamente para reverter esse quadro que se presta o projeto”, salientou.

Tramitação
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania

Reportagem – Lara Haje
Edição – Geórgia Moraes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta