Projeto cria nova categoria de unidade de conservação
12/04/2019 - 13:00
![Reunião ordinária. Dep. Vermelho (PSD - PR)](https://imgproxy.camara.leg.br/SCvQi5k4Kd-xoVX4fp2hrdph6-exSPHrLV21WSWUJDA/fill/750/500/no/1/aHR0cHM6Ly93d3cuY2FtYXJhLmxlZy5ici9pbnRlcm5ldC9iYW5jb2ltYWdlbS9iYW5jby8yMDE5LzA0L2ltZzIwMTkwNDAzMTc1NDE5NTg4LmpwZw.jpg)
O Projeto de Lei 984/19 cria a categoria de unidade de conservação denominada Estrada-Parque e institui a Estrada-Parque Caminho do Colono, localizada no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná.
Segundo o texto, a estrada será implantada no leito histórico do Caminho do Colono, situado entre o km zero e o 17,5 da PR-495, antiga BR-163. Esse trecho está fechado por decisão judicial desde 2003.
Autor do projeto, o deputado Vermelho (PSD-PR) argumenta que a proposta vai muito além da resolução de um problema de logística no estado do Paraná e pretende integrar e restaurar as relações socioeconômicas e turísticas nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná.
“Este projeto corrige uma histórica injustiça que foi o fechamento da Estrada do Colono, além de atender ao clamor social de décadas do povo paranaense e de resgatar a história e as relações socioeconômicas, ambientais e turísticas da região”, diz Vermelho.
A polêmica em torno da estrada é antiga. De acordo com informações do governo do Paraná, o caminho existe desde 1924. O trecho liga os municípios de Serranópolis e Capanema. Sem a estrada, os moradores dessas localidades teriam de percorrer um caminho de 200 quilômetros para ir de uma cidade a outra, contornando o parque.
Vermelho explicou ainda que a polêmica já foi analisada pela Câmara durante a tramitação do Projeto de Lei 7123/10, do ex-deputado Assis do Couto. O projeto, segundo Vermelho, tinha o mesmo objetivo – reabrir a estrada –, mas acabou emperrado por prever “muitas exigências operacionais e contratuais, como a implantação de guaritas, o controle do horário de acesso e circulação, a utilização de redutores de velocidade”.
Tramitação
O projeto será analisado conclusivamente pelas comissões de Viação e Transportes; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Reportagem – Murilo Souza
Edição – Roberto Seabra